esfriou

Região tem possibilidade de neve nesta quarta-feira

Leonardo Catto

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

A quarta-feira tem chance de chuva congelada e neve para parte da região central do Rio Grande do Sul. A maior probabilidade de ocorrência é em Santa Maria, Itaara, Júlio de Castilhos, São Martinho da Serra e Caçapava do Sul.

Santa Maria registra 5,6 mil infrações no primeiro mês de operação dos controladores de tráfego

Segundo a BaroClima Meteorologia, a chance também é grande para as regiões da Serra e Planalto. Devido à entrada de umidade por conta de um ciclone na costa gaúcha, há possibilidade de esses fenômenos ocorrerem também na Campanha.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Mapa: BaroClima Meteorologia (Reprodução)

O frio é causado por uma frente fria que chega ao Estado. A partir de quinta, há chance de temperaturas negativas. A previsão para Santa Maria é mínima de - 2ºC na quinta-feira.

Não há risco de temporais. O acumulado de chuva não deve ser maior que 15 milímetros. As temperaturas mais baixas devem atingir a Região dos Campos de Cima da Serra, como o município de Cambará do Sul, que pode ter até -9ºC. Na Serra Catarinense, a onda de frio deve ser ainda mais intensa, com sensação térmica que pode chegar a -20ºC.

PREVISÃO DE MÍNIMAS E MÁXIMAS

  • Quarta-feira: 0ºC e 10ºC
  • Quinta-feira: - 2ºC e 11ºC
  • Sexta-feira: - 1ºC e 15ºC
  • Sábado: 4ºC e 19ºC
  • Domingo: 8ºC e 19ºC

ACOLHIMENTO
A prefeitura não vai abrir o Centro Desportivo Municipal (CDM) a exemplo do que foi feito ano passado para acolher a população em situação de rua devido ao frio. A providência tomada diante da chegada desta frente fria é a intensificação de ações de busca ativa nas ruas para encaminhamento às casas de passagem do município.

VÍDEO: inspiradas em atletas olímpicas, skatistas de Santa Maria pedem valorização do esporte

Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, a ação foi pensada para reforçar o cuidado e a atenção a esta parcela da população. O telefone 153 ficará aberto para a população avisar a localização desse público.

- Nós vamos fazer a ronda durante a semana, começando nesta quarta-feira, das 19h às 22h, convidando as pessoas que estão em situação de rua para irem a uma das casas de passagem do município. Se a pessoa aceitar, vamos levá-la para dormir em um local mais aconchegante. As casas de passagem estão avisadas e nós queremos ter condições de abrigar todos que quiserem ir para lá durante a ação. Por isso, pedimos ajuda da população com doações de colchões de solteiro, cobertores e roupas de cama, agasalhos e outros itens para que tenhamos a estrutura bem organizada para atender todos - diz Chaves.

Os donativos também podem ser de itens de higiene pessoal, como sabonete, escova de dente e de cabelo, creme dental, aparelho de barbear, absorvente, pente, toalha de banho e outros. E, também de produtos de limpeza, como água sanitária, esponja, escovas, luvas de borracha, sabão em pó e outros itens, que irão auxiliar as casas de passagens a manterem os espaços higienizados.

As doações podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia, no Centro Desportivo Municipal (CDM). O local ainda recebe itens para a Campanha do Agasalho, que vai até este sábado.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Liberação de formaturas presencias movimenta estudantes e anima empresas Anterior

Liberação de formaturas presencias movimenta estudantes e anima empresas

Próximo

Santa Maria registra 5,6 mil infrações no primeiro mês de operação dos controladores de tráfego

Geral