data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
A quarta-feira tem chance de chuva congelada e neve para parte da região central do Rio Grande do Sul. A maior probabilidade de ocorrência é em Santa Maria, Itaara, Júlio de Castilhos, São Martinho da Serra e Caçapava do Sul.
Santa Maria registra 5,6 mil infrações no primeiro mês de operação dos controladores de tráfego
Segundo a BaroClima Meteorologia, a chance também é grande para as regiões da Serra e Planalto. Devido à entrada de umidade por conta de um ciclone na costa gaúcha, há possibilidade de esses fenômenos ocorrerem também na Campanha.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Mapa: BaroClima Meteorologia (Reprodução)
O frio é causado por uma frente fria que chega ao Estado. A partir de quinta, há chance de temperaturas negativas. A previsão para Santa Maria é mínima de - 2ºC na quinta-feira.
Não há risco de temporais. O acumulado de chuva não deve ser maior que 15 milímetros. As temperaturas mais baixas devem atingir a Região dos Campos de Cima da Serra, como o município de Cambará do Sul, que pode ter até -9ºC. Na Serra Catarinense, a onda de frio deve ser ainda mais intensa, com sensação térmica que pode chegar a -20ºC.
PREVISÃO DE MÍNIMAS E MÁXIMAS
- Quarta-feira: 0ºC e 10ºC
- Quinta-feira: - 2ºC e 11ºC
- Sexta-feira: - 1ºC e 15ºC
- Sábado: 4ºC e 19ºC
- Domingo: 8ºC e 19ºC
ACOLHIMENTO
A prefeitura não vai abrir o Centro Desportivo Municipal (CDM) a exemplo do que foi feito ano passado para acolher a população em situação de rua devido ao frio. A providência tomada diante da chegada desta frente fria é a intensificação de ações de busca ativa nas ruas para encaminhamento às casas de passagem do município.
VÍDEO: inspiradas em atletas olímpicas, skatistas de Santa Maria pedem valorização do esporte
Segundo o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, a ação foi pensada para reforçar o cuidado e a atenção a esta parcela da população. O telefone 153 ficará aberto para a população avisar a localização desse público.
- Nós vamos fazer a ronda durante a semana, começando nesta quarta-feira, das 19h às 22h, convidando as pessoas que estão em situação de rua para irem a uma das casas de passagem do município. Se a pessoa aceitar, vamos levá-la para dormir em um local mais aconchegante. As casas de passagem estão avisadas e nós queremos ter condições de abrigar todos que quiserem ir para lá durante a ação. Por isso, pedimos ajuda da população com doações de colchões de solteiro, cobertores e roupas de cama, agasalhos e outros itens para que tenhamos a estrutura bem organizada para atender todos - diz Chaves.
Os donativos também podem ser de itens de higiene pessoal, como sabonete, escova de dente e de cabelo, creme dental, aparelho de barbear, absorvente, pente, toalha de banho e outros. E, também de produtos de limpeza, como água sanitária, esponja, escovas, luvas de borracha, sabão em pó e outros itens, que irão auxiliar as casas de passagens a manterem os espaços higienizados.
As doações podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia, no Centro Desportivo Municipal (CDM). O local ainda recebe itens para a Campanha do Agasalho, que vai até este sábado.